quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Poluição luminosa

Crianças conforme combinado,segue  algumas informações e dicas  de onde pesquisar sobre o tema Poluição Luminosa.

Poluição Luminosa: Causas e Efeitos

Um dos menos conhecidos tipos de poluição é a Poluição Luminosa, infelizmente é uma das poluições mais presentes no dia-a-dia.

Milhares de astrônomos amadores sofrem ao redor do mundo por morarem em grandes centros urbanos, onde a falta de planejamento de iluminação acaba afetando a observação do céu. O que mais deixa estes astrônomos amadores irritados é que é um dos problemas mais fáceis de se resolver, mas nunca ganha atenção da prefeitura.
O quê é a Poluição Luminosa?
Poluição Luminosa, ou PL, é causada pela luz sendo projetada para o céu e iluminando o mesmo, bloqueando a luz os astros.
A grande maioria das pessoas que moram em centros urbanos nem faz idéia de que elas são diretamente afetadas por esse tipo de poluição, aqui estão alguns efeitos negativos da PL:

  • O corpo humano necessita de escuridão para poder descansar e se recuperar durante o sono, a luz constante atrapalha o sistema biológico.

  • O céu é um patrimônio da humanidade, infelizmente isso nos é negado por luminárias mal projetadas.

  • Aves são desorientadas pela luz.

  • A PL causa danos aos olhos de peixes de águas profundas, ja que os olhos destes são projetados para lugares pouco ou nada iluminados, e são atraídos por luz.

  • Outro aspecto importante da Poluição Luminosa é o aspecto econômico. Gastam-se milhões de reais por ano para iluminar mal e ainda prejudicar nossas observações e o ecossistema, com um direcionamento de luz correto, pode-se usar lâmpadas menos potentes que iluminam somente a área que deveria ser iluminada e economizam muito.
    Como eu posso saber se na minha cidade tem PL?
    Só morando em uma cidade ja torna a PL inevitável, agora o quê precisamos nos preocupar é com o nível de PL que existe:
  • Olhe para cima, veja se as nuvens estão brancas, amareladas ou alaranjadas.

  • Caso não hajam nuvens, desligue todas as luzes da sua casa/apartamento, feche todas as janelas e espere 10 minutos até que suas pupilas se ajustem a escuridão, então abra a janela e tente olhar as estrelas. Quanto mais PL, menos estrelas você verá.

  • Caso você more em um apartamento, veja se você consegue ver as lâmpadas das luminárias das ruas.

  • Como seria uma luminária bem projetada?
    A luminária bem projetada iria lançar luz somente para a área que se deseja iluminar, e mais importante que isso, para baixo:

    Toda e qualquer iluminação externa deve vir de cima e ir somente para baixo

    A lâmpada da luminária não pode ser visível de cima, ela deve ser coberta por um painel que direcione a luz para baixo somente.
    A lâmpada não pode ser potente a ponto de causar danos à visão das pessoas que estão caminhando ou dirigindo, lembre-se que ja que a luz é bem direcionada, menos luz é necessária, e lâmpadas menos potentes e mais econômicas devem ser usadas.

    Exemplos de boas luminárias:


    Exemplos de más luminárias:


    Exemplos de Poluição Luminosa:


    Agora o resto é com você, para combater a PL, envie uma carta, mande um e-mail ou ligue para a prefeitura de sua cidade, citando esta e outras páginas referentes à Poluição Luminosa. Explique o impacto que a PL tem no ecossistema e exija, como um cidadão da cidade, o seu direito de ter uma boa noite de sono e poder aproveitar o patrimônio da humanidade que é o céu.

    Fonte:http://www.astronomia.cc/artigos/poluicao-luminosa-causas-e-efeitos/

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário