quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Você sabe como se forma um furacão?


Hoje nossa turma estudou sobre o que é um furacão,nossa curiosidade surgiu com as nóticias do furacão  Irene que atingiu os Estados Unidos,país onde a nossa amiga Nina esta morando,o assunto também faz parte dos nossos estudos sobre o tempo e o  clima no Brasil e no mundo.
Para começar nossos estudos a professora mostrou o mapa Mundi, onde procuramos a cidade de Nova York e a cidade de Berkeley onde a Nina mora, pudemos perceber  que uma cidade fica bem longe da outra .
Depois levantamos hipoteses de como se forma um furação.
Pedro disse que furação é um vento forte que cresce na água da praia até ficar forte  é ir para as cidades.
Pablo disse  que é uma corrente de ar que quanto mais lixo junta mais forte fica.
Luiz diz que mistura ar quente com ar frio e que por isso forma um furacão grande.
Alice disse  que furacão é o apelido da prima dela.
Vitória disse que já viu um furacão indo para Sobradinho.
Depois que todos participaram a professora Valeria  explicou que o furacão se forma do mesmo jeito que um chuva normal a partir da evaporação da água,so que neste caso  é um chuva muito,muito forte que dura muitos dias  e pode ultrapassar 200 km por hora.Vimos várias fotos de furacões  e fomos ao LID pesquisar masi sobre o assunto.
Gostamos muito de aprender sobre os furacões.
Texto coletivo,digitado por Miguel,Rhuan e Tia Valéria


Os furacões mais conhecidos na história são: Dean (2007), Félix (2007), Katrina (2005), Wilma (2005), Rita (2005), Catarina (2004), Isidore (2002), Mitch (1998), Iris (1995). 


.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nina cadê você???

Nina esta tudo bem com você? o furação passou pela sua cidade ? como vocês se protegeram?

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Oi Nina

Plabo chegou, ele já foi aluno da escola e muitos já o conheciam, a reforma na escola já começou  e esta uma poeira danada...
Ontem fizemos o passeio ao Congresso Nacional e pudemos ir até a sala de audiência com a presidente Dilma, ela estava na sala ao lado, nossa turma não teve um bom comportamento infelizmente.
Vamos receber uma estagiária o nome dela e Maristela, ela estuda na Unb e  vai vir toda segunda e sexta.
Estamos fazendo um livro com figuras do tangram  é mais ou menos fácil,vamos expor os livros no Eu,Você e Tudo que contruimos.
Conte  a novidades, como esta a sua vida nos Estados Unidos? já decidiu em que escola vai estudar?posta uma foto da sua escola pra gente conhecer?que dia começa suas aulas?

Beijinhos
Postado por Talita

Tema da Semana : Tangram


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Poesia para os meu alunos


Queridos hoje vou postar uma poesia que gosto muito...da autora Cecília Meireles



Tanta tinta
Ah, menina tonta,
Toda suja de tinta
Mal o sol desponta!

(Sentou-se na ponte,
muito desatenta...
E agora se espanta:
Quem é que a ponte pinta
Com tanta tinta?...)
A ponte aponta
E se desaponta.
A tontinha tenta
Limpar a tinta
Ponto por ponto
E pinta por pinta...
Ah! A menina tonta!
Não viu a tinta da ponte!

Oi Nina

Oi Nina tudo bem?
  Eu e Aminah estamos morrendo de saudades de você. O menino que vai te substituir ainda não chegou, e agora estamos quites, eu conheço uma cachorrinha Nina, ou melhor, conhecia e você conhece uma chamada Alice.
Mas  e ai nos Estados Unidos já começaram as aulas? Bom Nina já vou, estou mandando isso pro gmail do cartas para nina as 20:12 da noite,
Tenha um Bom dia ou no caso uma Boa noite.  um abraço Nina e um beijos Alice

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Nossa semana foi cheia de novidades


Nesta semana nos fizemos muitas coisas interessantes ,reagrupamento sobre números,usamos fichas escalonadas o jogo foi muito legal e interessante na terça – feira nos não tivemos aula por causa da paralização dos professores, quinta-feira nos fomos na recreação,fizemos um dever e viemos no LID

Postado por Eduardo

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Postagem da Nina

oi gente cheguei!!!vi meus avos e meu tio.Eu andei de carro por 6 horas!!!no meio da viagem paramos em um restaurante onde tinha um monte decaubois gordos.Quando cheguei na casa da minha avo e vi a Alice a cachorrinha da nossa vizinha.Ate agora esta muito legal. Espero que voces estejam bem.

PS.QUERIDA ALICE VOCE DISSE QUE NINA ERA NOME DE CACHORRO ALICE E TAMBEM HAA HAA HAA !!!


A Nina já foi embora....

Nina menina viajou no sabádo para sua temporada americana,já estamos sentindo saudades....

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Assunto da semana: Folclore medicina popular

Medicina Popular
A Medicina Popular no Brasil é uma prática muito antiga, bem antes dos primeiros Portugueses aqui chegarem,ela já era praticada e muito bem conhecida pelo Índios que habitavam o Brasil já a muito tempo,dai o conhecimento e a prática ser tão bem apurada por eles.
Na Medicina Popular, diferente da Medicina Cientifica, o individuo que vai ser tratado é analisado sob dois aspectos básicos a saúde de seu corpo e a saúde de seu espírito,pois muitas vezes a pessoa não esta com uma doença do corpo e sim uma doença espiritual, como o" mal olhado" (doença onde a pessoa fica abatida,sem ânimo,provocada pela inveja de outra pessoa).
Na prática a Medicina Popular utiliza três formas de tratar a pessoa que esta doente,são as Plantas Medicinais,as Rezas e Simpatias.Em alguns casos estas três formas podem ser empregadas juntas,como é o caso das rezadeiras que utilizam plantas medicinais para realizar as orações nas pessoas doentes.



PLANTAS MEDICINAIS:
Quando os Portugueses chegaram no Brasil já utilizavam-se do uso das Plantas Medicinais .O conhecimento indígena também muito apurado contribuiu com a grande maioria de Plantas para serem utilizadas como medicamento.São varias as maneiras de utilizá-las, em chás, garrafadas, xaropes, cheiros e defumadores, em banhos e em banhas. A grande maioria das pessoas de uma comunidade conhece e usa as plantas medicinais, são conhecimentos sempre transmitidos dentro de uma família,especialmente entre as mulheres .No preparo do remédio é comum a classificação como: remédio fino, remédio fresco e remédio quente:
REMÉDIO FINO: Provoca transpiração excessiva, por isso o doente não pode se molhar na água fria de chuva ou banho. Remédios finos: Gendiroba (torrada e moída) tomada sem dieta, é boa para dores de cólica e de estômago, Guiné (raiz na pinga) boa para dor e reumatismo, Alho (chá) contra dor de dente.
REMÉDIO FRESCO ou FRIO: O remédio fresco, chá fresco, refresca o corpo por dentro. Cura mau-estar da vista, dos rins, fígado e intestino. Remédios frescos: açafroa, quina, quebra-pedra, salsa, jalapa, picão, poejo, peroba rosa, tiuzinho, limão, folha de abacate, água-da-colônia (raiz), cipó-de-São-João (raiz), pimenta malagueta, tomate, limão e caju.
REMÉDIO QUENTE: O remédio quente põe a doença e o calor para fora do corpo. Usado nas doenças Sarampo, febre, catapora, coqueluche, bexiga, gripe, asma, e outros. Remédios quentes: carro santo, pimenta-do-reino, raiz de fedegoso, cravo, amendoim, alfavaca, unha danta, sabugueiro, gengibre, agrião, hortelã, limão (assado), laranja tanja, levante, anador da farmácia e outros. Alguns destes são remédios finos. O remédio quente incomoda o fígado, os rins e o intestino.
CHÁ MEDICINAL: É uma das maneiras mais utilizadas das Plantas Medicinais.O Chá consiste na infusão em água quente da folha,fruto,casca,raiz,flor,graveto,ou qualquer outra parte da planta com o intuito de retirar seu extrato com o qual se mistura a água resultando no chá.
Abaixo alguns chás muito utilizados na farmacopéia popular:
Alcaçuz: chá de Alcaçuz há 3000 anos trata das doenças dos chineses. O alcaçuz é uma planta cuja raiz adocicada permite um chá com ação diurética, laxante, expectorante e calmante. Funciona como antiinflamatório, acalma a dor e é um poderoso antialérgico.
Indicado como chá para :inflamações do ventre; inflamações de vias urinárias;  Calmante de dores e combate a cárie dentária.
Preparo e uso:Infusão da raiz do alcaçuz podendo ser tomado quente ou em doses diárias frias em dosagens normais.
Alecrim:O Alecrim é uma poderosa erva que mantém em sua constituição o poder de um chá fortíssimo contra hipertensão , anti-reumático, diurético etc., e ainda, quando feito um  caldo forte de suas flores e folhas torna-se um excelente anti-séptico de pele e estimula o crescimento capilar.
Indicado para :  como chá -  esgotamento cerebral; tênue depressão; distúrbios.intestinais;
dismenorréia; colecistite crônica e dores reumáticas.


Remédios Populares
Remédios Populares: Existem outros produtos que não são plantas ou que se misturam a elas para formar alguns Remédios Populares, estes Remédios podem ser associações de ervas a material animal,ou apenas o material de origem animal,ou ainda Remédios que não têm origem nem animal nem vegetal e é muito difundido nos meios rurais.Veja alguns:
Banhas: São um tipo de Pomada da medicina popular é a gordura de alguns bichos,como por exemplo :
1.Banha de jibóia :muito utilizada para combater o reumatismo.
2.Banha de capivara: para coceira nos peitos.
3.Banha de canela de Ema : para surdez.
4.Banha de galinha : para cicatrizar pequenas feridas e tumores.
5.Banha de jacu(espécie de ave): tratamento da asma e asma
6.Banha de porco: para desinflamar o nariz e, derretida na pinga, cura embriaguez.
7.Banha de traíra(espécie de peixe)cura dor de ouvido.

Existem ainda outros tipos de Remédios,que não são oriundos de animais:
Cordão Umbilical : em alguns locais ele é guardado e usado para remédio,como chá é usado contra epilepsia.
Cinza de lenha(do fogão): Também bastante utilizado diluído na água para dor de barriga oriunda de gazes .Remédio: riscado de cinza de fornalha. Beber a água e passar a borra em cruz no umbigo. Na maioria dos locais o remédio sempre acompanha a reza.
Leite Materno: Usado como colírio.
Pedra do Bucho (formada no estômago dos ruminantes): É usada, entre outros, contra a lepra (no Vale do Jequitinhonha.MG).

Rapé :Pó de fumo de rolo acrescentado a outros produtos,que é inalado para desobstruir
as narinas em caso de resfriados.
Asma: Remédio contra asma: Toma-se três raízes de erva cidreira(socadas) e três casas de “Maria Barreira”( tipo de um marimbondo ). Depois de tudo fervido e coado, tomar o chá.


Fonte:  http://professoramarly.wordpress.com/2007/08/19/folclore-medicina-popular-e-plantas-medicinais/


Lembrando que criança não toma remédio sozinha  e sem conhecimento dos pais

Postado por Tia Valeria

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Nosso jornal





Que legal

Hoje foi um dia especial teve teatro, compra de livros e ia ter escritora Clara Rosa mas ela não chegou a tempo de autografar os livros da turma da manhã.
Postado por Rhuan.

Passeio a Embrapa

Nos fomos  a Embrapa    foi muito legal   vimos  jacaré , vaca comemos  pipoca, suco de maracujá  com acerola, lá tinha um porco  chamado chico ele estava doente no dia ele era um porco light 
Postado por Luiz Fernando Crus Cerejo tenho 9 anos  estudo na escola classe 304 norte tchau.

Aconteceu durante a semana

Estamos  estudando   sobre fabulas ,fabulas  e uma história que ensina  o que certo e errado e tem moral  no final .Tem animais  que fala com os humanos .  
Sugiro que você  leia as fabulas  O Leão e o Rato, A  Raposa e a  uva  .
Postado por  Gabrielly.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Jornal Dinamite de ideias

meu nome e : Alice e hoje vou falar sobre o noso jornal Dinamite de ideias nos estamos escrevendo sobre:beleza e saúde,fatos da semana,dança,musicae folclore e muito mais...

postado por Alice

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Quem é a Nina?

Eu sou a Nina e vou morar nos Estados Unidos durante este semestre com minha mãe e meu irmão. Nós vamos morar na casa da minha avó em Berkeley . Eu estou em duvida se eu vou a uma escola que começa as 9 ou que começa as 8 e meia. Ja que a casa da minha avo e pequena minha mae estava pensando em comprar um beliche mas ja que la tem terremoto o beliche podia cair enquanto estavamos dormindo.
Eu gostaria de ter muitos amigos e muitas amigas e quero ter uma professora legal como a tia Valeria.
Minha avó é artista e gostaria de fazer muito trabalhos de arte com ela.
Vou sentir muita saudade do brasil mas tambem vou viver experiencias novas.

postado por Nina nos comentários